Dicas de um bom churrasco
Utensílios necessários:
Para preparar um churrasco você não precisa de muita coisa. Minha recomendação é que você tenha uma tábua grande de madeira, uma faca bem afiada e um pegador para a carne (idealmente não utilize garfo para pegar/virar a carne, pois isso faz com que ela perca os líquidos ao ser furada).
Quantidade de carne:
Para todos ficarem bem servidos em seu churrasco, 350gr de carne (sem osso) dá tranquilamente, caso seu encontro for de pessoas um pouco mais gordinhas e amantes da carne como eu, pode colocar em tordo de 450 a 500g de carne (sem osso) por pessoa.
Temperos:
Ah quem diz que churrasco bom é apenas carne e sal.
Para dizer bem a verdade isso ja é passado, um churrasco com tem que ter um gosto sensacional, aproveitando das especiarias que hoje existe. Já existe no mercado temperos exclusivos para os amantes dos churrasqueiros, temperos que acentua o gosto da carne, temperos que deixa a carne macia e suculenta e outras que deixa sua carne com um aroma sensacional então, imagine o sabor brilhante.
Na hora de comprar:
Dê muita atenção na compra da carne. Escolha bem. Não se apresse nessa hora. Veja todas as opções disponíveis no balcão do supermercado ou açougue.
Leve em consideração que carnes com gordura vão sempre ser melhores do que carnes magras. Procure carnes com camadas uniformes de gordura. Outro fator muito importante é analisar a cor e cheiro da carne. Carnes com um vermelho mais vivo são ideais. Ceritique-se também que a refrigeração do balcão é adequada
Tipos de Carnes ideais para Churrasco:
Picanha - É parte da alcatra, mais marmorizada, de forma triangular, e com uma boa camada de gordura. Apresenta maciez, sabor acentuado e de fácil preparo. É própria para churrascos, podendo ser assada inteira ou em postas no espeto ou na grelha. Vale lembrar que a picanha pesa entre 1kg e 1,5kg, portanto, no momento da compra, se você encontrar peças maiores, saiba que na verdade há uma parte de coxão duro que não foi separada do corte sendo vendida junto.
Alcatra - Melhor parte do traseiro bovino, localizada na parte interna da coxa. É um corte macio, Também fica excelente no churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha, porém devem-se evitar cortes finos, pois a carne pode ressecar.
Maminha - É a parte mais macia da alcatra, que pesa cerca de 1,5 kg. É suculenta e tem um sabor mais suave do que o da picanha.
Contra-filé: Carne proveniente do lombo do boi, macia, redonda, firme e de paladar bem acentuado. Possui uma camada de gordura na lateral que mantém a umidade da carne. Ideal para bifes de chapa, estrogonofe, grelhados, rosbife, medalhões, churrasco, grelha e assados.:
Filé de costela - Por ter fibras mais duras, é utilizado principalmente para churrascos
Costela - É a parte superior da caixa torácica do bovino, tendo ossos maiores e mais largos. A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. É utilizada principalmente para churrasco, carnes preparadas com osso têm sempre um sabor muito especial.
Cupim - Característico do gado zebu, é a parte saliente que fica no lombo no boi. Rico em gordura, é usado em churrascos, assados e carnes de panela.

MUITO BOMMMMMMMM RECOMENDO
ResponderExcluir